EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE FUSOS HORÁRIOS


Nome: _____________________________________Data: ___ / ___ / ___



1. (UFLA 2006) Observe a seguinte curiosidade.


BOLA DIVIDIDA

No estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá - AP, a linha central que divide o gramado está posicionada exatamente sobre a linha imaginária (...). Assim, no início da partida, um time fica na metade norte do mundo e outro na parte sul e, é claro, durante o jogo os atletas trocam de hemisfério várias vezes. Na cidade além do estádio de futebol, parques, praças, bares e restaurantes aproveitam-se da posição estratégica para atrair os curiosos. Tamanha peculiaridade chamou a atenção do jornalista inglês Alex Bellos, autor de um ótimo livro sobre o futebol brasileiro: "Futebol - The Brazilian way of life", lançado em maio naquele país.


Supernovas, "Revista Superinteressante", edição 210, Editora Abril, fevereiro de 2005, p.16 17 (adaptado)


A alternativa a seguir que identifica CORRETAMENTE tanto a linha imaginária mencionada no texto quanto o indicativo dessa identificação é:


a) Linha do Equador - "metade norte do mundo".

b) Trópico de Câncer - localização da cidade de Macapá/AP.

c) Trópico de Capricórnio - "linha central que divide o gramado".

d) Linha do Greenwich - "atletas trocam de hemisfério".

e) Círculo Polar Ártico - "aproveitam-se da posição estratégica".


2. (PUCRS 2006) No dia de hoje, sabemos que Porto Alegre se encontra no horário de verão. Que horas marcará um relógio na capital gaúcha, quando em Londres forem 13 horas?


a) 11 horas

b) 10 horas

c) 9 horas

d) 11 horas e 30 min

e) 10 horas e 30 min



4. (UFV 2005) É comum ouvirmos os apresentadores de jornais e programas esportivos anunciarem: "O jogo começa às 21 h, horário de Brasília". Assinale a afirmativa que justifica CORRETAMENTE o uso da expressão "horário de Brasília".


a) O território brasileiro possui três fusos horários, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o do fuso horário de Brasília, que é o oficial do país.

b) A cidade de Brasília é a capital federal, portanto toda e qualquer atividade televisiva e radiofônica deve seguir o seu horário.

c) O fuso horário brasileiro é diferente do fuso dos demais países, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o de Brasília.

d) As sedes da maioria das emissoras de televisão do Brasil se localizam em regiões cujo fuso horário é o mesmo de Brasília.

e) A região Centro-Oeste, onde está localizada Brasília, concentra a maior parte da população do país, portanto as programações dos canais de televisão devem seguir o seu fuso horário.

 
5. (UFSC 2005) Em razão de sua grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro é abrangido por três fusos horários. Com base na figura a seguir, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):



FUSOS HORÁRIOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. "Cartografia Básica". Florianópolis: Ed. da UFSC, 1986, p. 42. (adaptado)

(01) O primeiro fuso horário brasileiro é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrangendo apenas a parte oceânica do território brasileiro.


(02) O segundo fuso brasileiro, que é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrange grande parte do país, inclusive o Distrito Federal, sendo aquele que define a hora oficial do Brasil, adiantada 3 horas.


(04) O terceiro fuso brasileiro compreende os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre.

(16) A hora oficial do Brasil corresponde à hora legal do país, também chamada de hora de Brasília, defasada 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.


Soma ( )


7.


A exclusão de um grande número de estados brasileiros do horário de verão é explicada pela seguinte razão:



a) a sua posição em um fuso horário diferente dos demais padroniza o horário nacional no verão

b) a sua baixa latitude provoca uma reduzida variação na duração dos dias e das noites ao longo do ano

c) a localização das regiões Norte e Nordeste e do Mato Grosso exige uma época diferenciada para adoção deste horário

d) a reduzida quantidade de hidrelétricas no Norte, no Nordeste e no Mato Grosso faz com que não se obtenha a economia de energia desejada.


8. (UERJ 2004) Com a morte do imperador do Japão à 1 hora e 25 minutos do dia 25 de dezembro de 1926, um fato bastante curioso aconteceu. No dia 24 de dezembro, a embaixada daquele país, no Rio de Janeiro, decretava o luto pela morte do soberano, e os jornais brasileiros anunciavam: "Faleceu hoje o imperador do Japão".

A confusão provocada, no Brasil, com o anúncio da morte do imperador do Japão, naquele ano, pode ser esclarecida pela seguinte explicação geográfica:


a) utilização do Fuso Horário Civil em trechos do território brasileiro

b) posição do Brasil a leste da Linha Internacional de Mudança de Data

c) adoção diferenciada do Horário Universal de Greenwich em cada país

d) localização do Brasil a oeste do limite aceito como Horário Fracionado.


9. (PUCRS 2003) Responder à questão com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma área do globo terrestre.




Tendo como base a organização dos fusos horários legais, as cidades 1 e 4 têm como diferença horária



a) 3 horas e 30 minutos.

b) 3 horas.

c) 2 horas.

d) 1 hora e 30 minutos.

e) 1 hora.


10. (UFRS 2000) Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.
Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.


a) 15h e 17h

b) 19h e 21h

c) 21h e 19h

d) 21h e 22h

e) 21h e 23h


11. (UFU 2001) Um avião parte de Rio Branco (Acre) às 10 horas da manhã do dia 15 de julho com destino ao Rio de Janeiro. O tempo de viagem é de 4 horas. Pergunta-se:


I - Hora no Rio de Janeiro no momento da decolagem.

II - Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada ao Rio de Janeiro, caso o relógio não tivesse sido acertado.

III - Hora no Rio de Janeiro no momento do pouso.

IV - Hora em Rio Branco no momento do pouso no Rio de Janeiro.

V - Hora em Londres (próxima ao meridiano de Greenwich) no momento da decolagem de Rio Branco.


As respostas corretas são, respectivamente
a) 15 h, 14 h, 16 h, 14 h, 12 h

b) 11 h, 14 h, 15 h, 14 h, 14 h

c) 10 h, 16 h, 14 h, 14 h, 15 h

d) 12 h, 14 h, 14 h, 16 h, 15 h


12. (UFPR 2002) Se na efetivação de uma ligação telefônica entre duas cidades brasileiras, aqui denominadas A e B, forem 21 horas na cidade A e 23 horas na cidade B no dia 20 de novembro de 2001, é correto afirmar:



(01) As duas cidades têm um afastamento de, no máximo, 10 graus de longitude.

(02) As duas cidades estão necessariamente na mesma latitude.

(04) O fuso horário que passa pela cidade A tem valor menor que o que passa pela cidade B.

(08) A cidade A é, obrigatoriamente, litorânea e está localizada junto ao Oceano Atlântico.

(16) A diferença horária entre as duas cidades deve-se ao horário de verão; portanto, quando o horário de verão for suspenso, os horários nas duas cidades coincidirão.

(32) As duas cidades têm as mesmas coordenadas geográficas.

(64) A diferença de altitude entre as duas cidades é o fator determinante da diferença horária existente entre as mesmas.

Soma ( )


13. (UEL 2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.

b) 23 h do sábado.

c) 01 h do domingo.

d) 10 h do domingo.



14. (UEG 2005) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

a) 11h

b) 10 h

c) 9 h

d) 8 h

e) 2 h


15. (UFRN 2005) Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às


a) 23 horas.

b) 16 horas.

c) 13 horas.

d) 11 horas.


16. (PUCCAMP 2005)

("Trabalhando com mapas". v. 1. São Paulo: Ática, 1998. p.21)



Os fusos horários são fundamentais para se determinar as horas em vários pontos do Planeta. Considerando que são 13 horas em Londres, os horários em Hong Kong e Nova Iorque são, respectivamente,


a) 5 horas e 18 horas.

b) 7 horas e 19 horas.

c) 20 horas e 7 horas.

d) 21 horas e 8 horas.

e) 23 horas e 10 horas.


17. (PUCRS 2004) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,


a) Los Angeles e Nova York.

b) Londres e Paris.

c) Roma e Istambul.

d) Dakar e Nairobi.

e) San Diego e Tegucigalpa.


18. (UFRN 2003) Os jogos da última Copa do Mundo, realizados na Coréia do Sul e no Japão, foram transmitidos no Brasil com uma diferença de 12 horas, devido ao fuso horário.


"Trabalhando com Mapas - Introdução à Geografia". São Paulo: Ática, 1997, p. 21.





O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve início às 06 horas (horário de Brasília).

Com base no mapa de fusos horários, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egípcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, às


a) 13 horas / 02 horas / 23 horas.

b) 23 horas / 13 horas / 02 horas.

c) 14 horas / 11 horas / 01 hora.

d) 11 horas / 14 horas / 01 hora.


19. (UNESP 2003) Que horas devem marcar os relógios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em São Paulo, que fica no terceiro fuso, também a oeste, são doze horas, no horário de verão?


a) Duas horas.

b) Nove horas.

c) Treze horas.

d) Quinze horas.

e) Dezenove horas.